cabecalho

Essa é uma palavra nova! Foi criada pela professora Janaína Ramos Marcos e pelos estudantes da disciplina de Tipografia do Curso Técnico em Comunicação Visual do IFSC câmpus Palhoça bilíngue, que conta com uma turma de surdos e outra de ouvintes.Tudo começou com um projeto educacional, coordenado pela professora Janaína, que pretendia muito mais do que apenas apresentar a teoria ou fundamentos da tipografia, mas aplicar estes conhecimentos na criação de objetos “usáveis” e divulgar a produção discente para além das fronteiras da sala de aula ou do câmpus.A proposta foi a de explorar a tipografia na criação de camisetas usando uma frase, escolhida por cada estudante, para apresentar uma ideia com a qual se identificam.Na primeira etapa do projeto, os estudantes foram convidados a escrever palavras ou frases para reconhecimento de conceitos e da própria tipografia.

caligrafia22

E assim nasceu a palavra Tipografismo.

basterisco-preto

O nome surgiu a partir das primeiras atividades propostas em sala em aula, em que os alunos puderam experimentar o desenho manual de letras, observando sua própria letra, seus traços, curvas e conceitos que transmitem. Dos trabalhos apresentados, surgiu “tipografismos” ou seja uma palavra não existente, uma junção de typo (letra) + grafismo (desenho).

basterisco-preto

Janaína Ramos

A criação das estampas para as camisetas também começou com esses rabiscos. É assim mesmo que geralmente são feitos até mesmo os mais sofisticados projetos criativos.

Parece simples, mas a Tipografia não é apenas a escolha do tipo de letras, é também o planejamento gráfico de todo o espaço que utiliza textos. É elemento fundamental nos projetos gráficos, seja no projeto de um livro, revista, jornal, seja numa marca, num catálogo, site, embalagem, sinalização etc.

A tipografia é planejada para atrair o leitor e transmitir uma ideia sobre o conteúdo. A composição do texto também é significativa. A mensagem não está apenas nas palavras, mas também na forma de dizer, na maneira como as palavras se mostram.

caligrafia2

A partir da análise do estilo tipográfico de cada um, e dos estudos teóricos, foram desenvolvidas as seguintes etapas de trabalho:

Definição dos conceitos, ou seja, das ideias principais que o design deverá transmitir.

Pesquisa de referências em fontes existentes que tenham similaridade com os conceitos definidos e os traços esboçados.

Painel semântico (reunião de imagens com base nos conceitos definidos) para estudo dos elementos gráficos que poderão ser usados no projeto.

Desenho manual da família tipográfica e criação das estampas para as camisetas.

Transformação do desenho manual em digital, para uso no projeto das camisetas.

exemplo

Para o projeto tipografismos, João Paulo Khum escolheu uma frase da música Tempo de Pipa, do artista Cícero e partiu da própria letra para começar os estudos gráficos:

111

Além das camisetas, foi criado o projeto de identidade visual do próprio projeto e um site para apresentar os materiais produzidos. O trabalho foi sendo registrado num diário, algo muito interessante para se compreender o processo de trabalho e estudar a metodologia de projeto de design. Fica a dica.

tipografismos
basteriscob

Os alunos tiveram a oportunidade de exercitar sua criatividade, criando estampas que se tornaram peças de vestuário exclusivas, aliando conhecimentos sobre novos arranjos sociais e econômicos, tais como economia criativa e compartilhada e “Fashion Revolution" – faça sua moda.

basteriscob

Janaína Ramos

icone movimento roxo
icone menu vermelho
icone interacao amarelo
ezequias
beatriz

Selecionamos alguns exemplos, mas têm muitas camisetas interessantes, escolha as que você mais gosta no site:

rodape