Fazer uma animação é criar a ilusão de movimento de forma cinematográfica. Este movimento pode ser criado de muitas maneiras, dependendo dos materiais e procedimentos adotados.

Criatividade e experimentação são ingredientes indispensáveis para trabalhar com animação, mas também é importante conhecer os recursos e as tecnologias disponíveis, bem como, seus limites e potencialidades. A seguir, conheça algumas técnicas de animação e veja as experiências realizadas por estudantes do curso de Tecnologia em Produção Multimídia.

Animação Tradicional

Tradicionalmente, o animador cria a ilusão do movimento, por meio de uma sequência de desenhos, os quais são fotografados quadro a quadro. O personagem é desenhado separado do cenário, de modo que não seja necessário redesenhar tudo, em cada quadro, ao construir o movimento do personagem.

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Geralmente, o animador cria as poses principais de uma ação e, depois, completa com as poses intermediárias. Atualmente, esta técnica envolve a utilização do computador.

Esse tipo de animação exige muita dedicação e é bem demorado, mas isso não assusta quem gosta de trabalhar com animação.

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Escolhemos a animação tradicional com 24 frames por segundo mesmo sabendo que seria um trabalho bem lento e minucioso porque gostamos muito da disciplina de animação e nos sentimos seguras para desenvolver. As etapas do projeto foram divididas em: argumento, procura por referências, storyboard e execução. Fizemos no Photoshop e demorou cerca de um mês, sendo a última semana de trabalho bem intenso.

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Animação 2D e 3D digital

Hoje em dia, a maior parte das animações é feita no computador, de forma um pouco diferente da tradicional.

Nas animações 2D, os desenhos costumam ser mais simples, utilizando traços vetoriais e cores chapadas. O animador não precisa criar todas as poses para um movimento. Isto é, ele pode criar apenas as principais e o computador cria o restante, ou seja, ele faz a interpolação dos quadros.

Na animação 3D, os cenários e personagens não são desenhados, mas modelados no espaço, utilizando programas 3D. Esta técnica também é muito utilizada para a criação de efeitos visuais

Stop Motion

A animação é feita, a partir da manipulação física de objetos do mundo real, os quais são fotografados quadro a quadro para criar a ilusão do movimento.

Animação de recortes

É uma técnica que utiliza personagens, objetos e cenários recortados de materiais como papel, cartolina, papelão, tecido e até mesmo fotografias. Hoje em dia, esta técnica é simulada digitalmente.

Nessa animação o objetivo era informar sobre os benefícios da Kombucha, uma bebida pouco conhecida. A equipe nos contou que escolheram usar a animação de recortes por ser um modo muito bom para exemplificar de forma visual e com poucas palavras alguns itens, como o funcionamento das "bactérias do bem".

Destacaram também que o trabalho de animação exige muita dedicação.

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Depois de escolher o tema e definir a técnica que seria utilizada, foi feito o roteiro, storyboard e o planejamento da produção. Usamos papel simples, caneta hidrográfica e lápis de cor para fazer os desenhos, câmera e tripé para as fotografias, um pano para fazer o fundo da animação e utilizamos o software Sony Vegas para edição. E levamos muitas horas para recortar; fotografar, editar e finalizar a animação

Ana Paula Tutui

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Rotoscopia

Essa técnica que utiliza filmagens de atores reais como base para a animação. O rotoscópio foi inventado por Max Fleischer para fazer com que as animações parecessem mais reais e suaves, já que, até então, eram desenhadas livremente, baseadas somente na imaginação. O equipamento transferia a imagem dos atores por meio de um projetor em um vidro, onde era colocado um papel e o animador desenhava sobre a projeção, quadro a quadro, seguindo o movimento realizado pelos atores. Atualmente, a rotoscopia é realizada com o auxílio do computador.

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